A simplicidade do serviço o torna poderoso. Há 1001 maneiras de usar o Twitter e eu achei uma particularmente muito útil. Estou usando o Twitter como sistema de busca.
Um sistema de busca mais poderoso que o Google. Pois com o Twitter eu consigo buscar o conhecimento que está na cabeça das pessoas que estão me seguindo. Com o Twitter, consigo saber qual é a melhor pizzaria da cidade, na minha região. Saber se alguém já teve alguma experiência boa ou ruim ao usar algum produto, ou coisa parecida.
Ao fazer uma pergunta, os seguidores lhe respondem com sua experiência sobre o assunto. O que é fantástico! Esta informação em geral não está registrada numa página web, mas está na mente dos usuários.
A dica é a seguinte:
- Baixe um bom cliente do Twitter. Eu usava o TweetDeck, que é um ótimo cliente. Agora estou usando o Tweetie, um cliente para Mac, mais simples e bastante eficiente.
- Siga o máximo de pessoas que você puder. E tente ser útil para as pessoas que estão lhe seguindo. Existem inúmeros blogs que dão dicas sobre como conseguir muitos "seguidores". Não vou repetí-las aqui.
- Faça pergundas objetivas. E compartilhe suas experiências com as pessaos que estão lhe seguindo. Afinal, esta é uma ferramenta social, colaborativa, com relação de ganha-ganha.
http://blog.guykawasaki.com/2008/12/how-to-use-twit.html
(atualizado 27/09) Alisson Brito também tem um post bacana sobre o uso do Twitter: http://alissonbrito.blogspot.com/2009/07/twitter-para-iniciantes.html
É isso! Aproveite e siga-me no twitter: http://twitter.com/rodrigor
Comentários? Como o Twitter é útil para você?
É isso! Aproveite e siga-me no twitter: http://twitter.com/rodrigor
Comentários? Como o Twitter é útil para você?
1 comentários:
Rodrigo, ótimo post.
Não tinha parado pra pensar na questão da busca. Muito bom.
Uma utilidade que encontrei no twitter foi seguir o que acontece em uma área de pesquisa ou em um evento em particular.
Recentemente aconteceu uma escola de verão em portugal sobre geração de código. E apesar de não estar lá, as pessoas twittavam (quase) tudo o que acontecia, de forma que fiquei sabendo das tendências da área e no que as pessoas estão trabalhando. Fica a dica aí.
Também já tive preconceito com o twitter. Mas tudo depende de como se usa.
[]s
Postar um comentário